Responda à proposta de emprego em "[Full-time] QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO"
Localização: LisboaDescrição:EDITAL N.º 1/2015_LiSP
(provisório, em aprovação pela FCT*)CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTOO Doutoramento Interinstitucional em Psicologia Social: Programa Doutoral de Psicologia Social de Lisboa (LiSP) foi selecionado no âmbito do concurso para financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (FCT), tendo-lhe sido atribuídas 16 bolsas de doutoramento (4 bolsas para 4 edições sucessivas do programa).
No âmbito daquele concurso cabe à Comissão de Coordenação Científica do LiSP selecionar os estudantes que usufruirão das bolsas financiadas pela FCT sendo que os contratos de bolsa de investigação são celebrados diretamente com esta.
Toda a informação sobre este programa de doutoramento, organizado conjuntamente pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (através do Centro de Investigação e de Intervenção Social e do Departamento de Psicologia Social e das Organizações), da Universidade de Lisboa (através do Instituto de Ciências Sociais e da Faculdade de Psicologia) e do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Sociais, Psicológicas e da Vida, encontra-se disponível em www.iscte-iul.pt/LISP.
Assim, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto, na sua atual redação, e do Regulamento de Bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Comissão de Coordenação Científica do LiSP abre concurso para atribuição de bolsas individuais para a frequência do 1.º ano deste programa doutoral no ano letivo 2015/2016.1. NÚMERO DE BOLSAS DE DOUTORAMENTO (BD) A ATRIBUIR: Quatro
Destinam-se a quem satisfaça as condições previstas no n.º 1 do artigo 30.º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos-Leis nºs 107/2008 de 25 de junho e 115/2013 de 7 de agosto, e 230/2009 de 14 de setembro. A duração da bolsa é anual, prorrogável até ao máximo de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a seis meses consecutivos.
2. DESTINATÁRIOS
O programa destina-se a indivíduos empenhados em desenvolver investigação na área da psicologia social, e por isso preferencialmente a mestres em Psicologia. Como a maioria dos cursos e seminários oferecidos será realizada em inglês, os alunos do programa deverão dominar o inglês falado e escrito. Podem candidatar-se ao presente concurso: Cidadãos nacionais, ou cidadãos de outros estados membros da União Europeia; Cidadãos de estados terceiros, detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, alterada pela Lei nº 29/2012, de 9 de agosto; Cidadãos de estados terceiros com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade; Cidadãos de estados terceiros, uma vez que está previsto um método de seleção que contempla a realização de uma entrevista individual.
Todas as bolsas atribuídas neste programa doutoral são mistas (com período obrigatório no estrangeiro). Segundo as normas da FCT, só se poderão candidatar a bolsas mistas cidadãos nacionais e estrangeiros que tenham residência permanente em Portugal.
3. INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO
São instituições de acolhimento todas as instituições participantes no programa de doutoramento, nos termos do acordo estabelecido e das normas regulamentares do LiSP.
4. REQUISITOS DE ADMISSÃO
Os critérios de admissão seguem o Regulamento das Bolsas de Investigação da FCT. Os candidatos deverão:
(1) Possuir o grau de mestre em Psicologia, noutra ciência social ou comportamental ou um grau que seja reconhecido como equivalente ao mestrado pelos Conselhos Científicos das respetivas Universidades;
(2) Ter uma boa classificação final no mestrado (ou equivalente) – normalmente um mínimo de 14 (numa escala de 0 a 20);
(3) Ter formação de base adequada à área do projeto de investigação proposto;
(4) Ter competências de inglês falado e escrito;
(5) Apresentar uma motivação adequada aos objetivos do programa (aferida através da carta de motivação, cartas de recomendação, etc);
(6) Apresentar uma proposta de investigação no domínio da Psicologia Social, escrita em formato FCT disponível em http://iscte-iul.pt/cursos/doutoramentos/28106/how_to_apply.aspx )
(7) Apresentar um orientador adequado ao seu plano de trabalho. Considera-se que um orientador é adequado quando cumpre os seguintes critérios: a) possuir o grau de doutor em Psicologia ou noutra disciplina consistente com o projeto e ser especialista no tema do projeto; b) ter publicado pelo menos 3 artigos (ou 2 como 1º autor, sendo que os que tiverem fator de impacto elevado – 10% superior – contam a dobrar) em publicações internacionais indexadas no WoS (2 se tiverem obtido o grau de doutor nos últimos 4 anos); c) cumprir ainda, pelo menos, um dos seguintes critérios: ser investigador principal de um projeto de investigação financiado ou ter recebido uma bolsa Pos-Doc ou Marie Curie; ter orientado pelo menos 3 dissertações de mestrado finalizadas com sucesso; ter orientado pelo menos 1 tese de doutoramento concluída com sucesso;(8) A equipa de orientação tem que incluir: um orientador de uma universidade estrangeira validada pela Comissão de Coordenação Científica (e.g. lista anexa); e um orientador membro da equipa docente do LiSP (ver lista anexa).
5. FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Para formalizar a candidatura às bolsas, o aluno deverá candidatar-se ao LiSP através de um programa de doutoramento em Psicologia numa das três instituições participantes (ISCTE-IUL, ULisboa ou ISPA). A formalização da candidatura às Bolsas de Doutoramento a que se refere o presente Edital deverá ser feita mediante carta dirigida ao Diretor do LiSP, na qual se comprove a candidatura ao programa de doutoramento e se declare o conhecimento e aceitação das condições e normas aplicáveis do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, designadamente no que se refere à entrega de documentação requerida. Os candidatos a Bolsas de Doutoramento que não tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa poderão candidatar-se se declararem no formulário que o obterão até 30 de setembro de 2015. No caso de estas condições não se cumprirem as bolsas não serão concedidas.
6. MORADA PARA ENVIO DAS CANDIDATURAS
As cartas de formalização das candidaturas às bolsas a atribuir, nos termos referidos no número 5 deste Edital, deverão ser enviadas para o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (com a referência “Concurso de Bolsas de Doutoramento LiSP”) para o endereço de e-mail lisp@iscte.pt ou para a morada Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, devendo ser recebidas dentro do prazo acima referido.
7. PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
O concurso está aberto entre 27 de abril e 19 de julho de 2015.
8. SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS
A seleção e avaliação das candidaturas conducentes à atribuição das bolsas serão efetuadas por um júri constituído pela Comissão de Coordenação Científica do LiSP, que avaliará o mérito das candidaturas e produzirá uma lista ordenada. Nas tarefas de seleção e avaliação a Comissão será presidida por um professor exterior às instituições participantes no Programa.A seleção das candidaturas inclui três fases: (1) avaliação da elegibilidade da candidatura; (2) avaliação documental das candidaturas numa escala de 1 a 5; (3) apresentação dos projetos e discussão com a Comissão.Fase 1: Exclusão de candidaturas incompletas ou inadequadas.
Serão excluídos os candidatos que não preencham os critérios de admissão (ver 4. e 5.)Fase 2: Avaliação documental das candidaturas
Nesta fase, 2 avaliadores independentes avaliarão a candidatura aplicando os seguintes critérios de seleção:Mérito do candidato (40%), incluindo formação anterior (grau, área, classificação); qualidade do CV na área da investigação (experiência anterior de investigação, publicações, apresentações em reuniões científicas) e motivação (potencial para desenvolvimento futuro e expectativas realistas sobre o programa, de acordo com a carta de motivação e as cartas de referência);Mérito do projeto de investigação (40%), incluindo o mérito científico e carácter inovador do projeto numa perspetiva internacional, a viabilidade do plano de trabalho e a adequação do projeto de pesquisa aos objetivos do programa;Mérito da orientação (20%), incluindo: grau de especialização do orientador no tópico, a experiência anterior na supervisão de doutoramento, o número e a qualidade da produção científica e a coordenação de investigação com financiamento competitivo.
As duas avaliações independentes da candidatura serão discutidas numa reunião da Comissão de Coordenação Científica do LiSP e a classificação final será atribuída numa escala de 1-5.Fase 3: Apresentação e discussão do projeto
Com base na ordenação realizada na fase 2, os candidatos com uma pontuação acima de 3,75 serão convidados a apresentar o projeto (15 minutos) e discuti-lo com um painel de investigadores (máximo 20 minutos), ao vivo ou por videoconferência.
A ordenação final dos candidatos levará em conta a avaliação nas diversas fases e estará disponível após esta sessão.
Os membros da Comissão de Coordenação Científica nunca estarão envolvidos na seleção de candidatos que tenham a intenção de orientar.
9. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados da avaliação são divulgados aos candidatos por correio eletrónico e publicados no sítio www.iscte-iul.pt/LISP. Os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo. Da decisão final pode ser interposto recurso para a Comissão de Coordenação Científica, no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação.
10. FINANCIAMENTO
As bolsas atribuídas no âmbito do presente concurso serão financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Educação e Ciência e quando elegíveis, por verbas do Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais do período de programação 2014-2020, nomeadamente, o Programa Operacional Temático do Capital Humano, o Programa Operacional Regional do Norte, do Centro e do Alentejo, de acordo com as disposições do Regulamento Específico aplicável.
Em tudo não previsto no presente Edital é aplicável o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCT, I.P, disponível em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt.O presente Edital encontra-se em período de avaliação pela FCT. Em função de eventuais alterações recomendadas pela FCT, e caso se justifique, os(as) candidatos(as) que entretanto tenham apresentado as suas candidaturas serão contactados e convidados a atualizar, em conformidade, as respetivas candidaturas.Candidatar-se a este Emprego