Responda à proposta de emprego em "[Full-time] Bolsa de Investigação"
Localização: LisboaDescrição:As infecções causadas por Streptococcus agalactiae (estreptococos do grupo B de Lancefield) têm diferentes apresentações, mas continuam a ser uma importante causa de morbilidade e mortalidade. Os recém-nascidos e os idosos são particularmente susceptíveis a este agente patogénico concentrando as maiores taxas de mortalidade e as mais significativas e incapacitantes sequelas. Isto levou à instituição de pesquisa de portadores em mulheres grávidas e o uso de antibióticos periparto como medida profiláctica. Esta abordagem teve grande sucesso em diminuir a incidência da doença precoce mas não a doença tardia. Neste momento estão em estudo vacinas conjugadas, dirigidas contra alguns polissacáridos capsulares, mas a sua potencial eficácia dependerá da prevalência dos diferentes serotipos. Foram já identificadas diferenças na capacidade de causar infecção invasiva entre serotipos e entre linhagens diferentes do mesmo serotipo. Propõe-se agora continuar a documentar as características da população bacteriana responsável por infecção nos diferentes grupos e investigar as alterações genómicas verificadas em serotipos que potencialmente se tornaram mais prevalentes. Estes estudos permitirão compreender melhor a evolução recente deste serotipos, bem como identificar características gerais dos processos evolutivos das populações bacterianas.
Plano de Trabalhos e ObjectivosComparação entre estratégias de montagem de genomas de novo versus por mapeamento em genomas de referência.Avaliação e desenvolvimento de metodologia de anotação de genomas.Implementação de metodologias de comparação genómica.Desenvolvimento de métodos de visualização de resultados para comparação de genomas.Área Científica: Bioinformática, Genómica e Microbiologia
Perfil do CandidatoMestrado (ou 2º ciclo de Bolonha concluído) em Bioinformática ou área relevante para o trabalho a desenvolver;Média de mestrado ou 2º ciclo igual ou superior a 16;Conhecimentos de Programação: Python , Matlab, R, Javascript ou similaresInteresse pela resolução de problemas biológicos clinicamente relevantes através de abordagens sistémicas e quantitativas;Autonomia, espírito crítico, sensibilidade e motivação para o trabalho conjunto com um grupo multidisciplinar de investigadoresPerfil fortemente analítico, habituado a trabalhar por objectivos e ao cumprimento de prazos.Fluência na língua inglesa (falada e escrita).
Duração
11 meses, em regime de exclusividade, conforme Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto do Estatuto do Bolseiro de Investigação, republicado em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de Agosto (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/estatutodobolseiro) e regulamento de bolsas da Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM).Inicio Previsto para a Bolsa: 1 de Junho de 2015
Local de Trabalho e Orientação Científica
O trabalho será desenvolvido no Instituto de Microbiologia da Faculdade de Medicina, sob a supervisão do Doutor M. Ramirez.
Remuneração Mensal
Remuneração mensal de acordo com os valores estipulados no Regulamento de Bolsas da AIDFM – 980€.
Documentos necessários à candidaturaCarta de MotivaçãoCV pormenorizadoCertificado de LicenciaturaCartas de Recomendação (opcional)
Avaliação
As candidaturas serão avaliadas por um júri composto pelos Professores Doutores J. Melo Cristino, Mário Ramirez e João Carriço.Método de Selecção: Os candidatos serão seleccionados numa primeira fase através da análise curricular e da sua experiência de investigação. Numa segunda fase poderá ser agendada uma entrevista presencial apenas com os candidatos seleccionados. Os elementos de informação para seleccionar e ordenar os candidatos são os seguintes:
a) Curriculum vitae (CV);
b) Entrevista, se necessário;
Prazos e Apresentação das Candidaturas
O concurso encontra-se aberto por um período de 12 dias úteis, com início em 29 de Abril e término em 15 de Maio de 2015.
As candidaturas deverão ser dirigidas ao Doutor Mário Ramirez, para o email ramirez@fm.ul.pt ou por carta para, Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina , Av. Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa, com indicação da referência da bolsa.
Notificação dos Resultados
O candidato admitido será notificado por correio electrónico. A lista ordenada do resultado das candidaturas será afixada em local visível nas instalações da AIDFM.
Candidatar-se a este Emprego