Responda à proposta de emprego em "[Full-time] Bolsa de gestão de ciência e tecnologia (BGCT)"
Localização: LisboaDescrição:Concurso para Bolsa de Gestão de Ciência e TecnologiaReferência: 05/BGCT/DI/NIT-01
Encontra-se aberto concurso para atribuição de 1 (uma) bolsa de gestão de ciência e tecnologia (BGCT), ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Lisboa, publicado no Diário da República n.º 102, II.ª série, de 28 de maio de 2014, que terá a duração de 12 meses, prorrogável por igual período, nos termos do mesmo Regulamento, para o Núcleo de Infraestruturas e Telecomunicações, do Departamento de Informática dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa nas seguintes condições:
Área Científica
Ciências Informáticas.Requisitos de admissão:Habilitações Académicas: Licenciatura.Fatores preferenciais:
i. Formação académica preferencialmente na área de tecnologias, no domínio da informática (Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica, Sistemas e Tecnologias de Informação ou afins);
ii. Experiência de trabalho na área das tecnologias de informação em entidades de ensino superior;
iii. Conhecimentos sólidos de administração de sistemas Linux e Windows em ambientes complexos;
iv. Experiência em administração de hypervisors, nomeadamente KVM e VMware;
v. Conhecimentos de sistemas de cloud tais como OpenNebula ou OpenStack;
vi. Capacidade de automatizar tarefas usando linguagens de scripting e ferramentas de gestão de configurações tais como Puppet ou Chef;
vii. Conhecimentos de sistemas de gestão de backups tais como Veeam ou Symantec Netbackup;
viii. Capacidade de organizar e planear implementações em grande escala e em ambientes complexos;
ix. Capacidade de comunicar ideias de uma forma estruturada e clara;
x. Capacidade de trabalho em equipa.
Plano de trabalhos
O/A candidato/a deverá atingir os seguintes objetivos com a bolsa em questão:
Desenvolver e manter a infraestrutura de cloud da Universidade de Lisboa;
Estudar e executar a integração de hypervisors VMware na infraestrutura de cloud existente;
Estudar arquiteturas de armazenamento adequadas aos diversos cenários de utilização da infraestrutura de cloud;
Desenvolver a interface de self-service e todos os mecanismos necessários ao seu funcionamento;
Desenvolver mecanismos de automação para suportar o crescimento em escala da infraestrutura;
Prestar apoio aos utilizadores da infraestrutura;
Criar documentação para utilização da infraestrutura, do ponto de vista do utilizador;
Definir e documentar procedimentos de gestão e manutenção da infraestrutura.
Prestar apoio a outras atividades do Núcleo diretamente relacionadas com a infraestrutura de cloud da Universidade de Lisboa, nomeadamente ao nível da gestão do sistema de cópias de segurança.
Legislação e regulamentação aplicável
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho.
Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Lisboa, publicado no Diário da República n.º 120, II.ª série, de 23 de junho de 2015, pelo Despacho (extrato) n.º 6977/2015.
Local de trabalho e orientação científica
Sem prejuízo de deslocações que venham a ser necessárias no âmbito das tarefas a desempenhar, o trabalho decorrerá nas instalações da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Carlos Nuno da Cruz Ribeiro.
Duração da Bolsa
A bolsa é anual, em regime de dedicação exclusiva, renovável até ao final do Projeto, dependendo de parecer favorável na avaliação feita no final de cada ano, de acordo com o estabelecido no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Lisboa (publicado no Diário da República n.º 120, II.ª série, de 23 de junho de 2015).
Valor do subsídio de manutenção mensal
O montante da bolsa será de 1.200,00€ (mil e duzentos euros), acordo com a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Lisboa supracitado.
O/a bolseiro/a usufruirá de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontre abrangido por qualquer regime de proteção social, pode assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.
O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.
Métodos de seleção e respetiva valoração
A avaliação decorre em duas fases.Primeira fase: avaliação documental curricular para seriação dos candidatos. Os/As quatro primeiros/as classificados/as poderão ser sujeitos a entrevista para seleção do/a candidato/a aprovado/a, sendo que a nota inferior a 10 valores determina a exclusão do/a candidato/a do procedimento.Segunda Fase: neste caso, para os/as candidatos/as que passarem à fase da entrevista, a primeira componente de avaliação pesará 60% e a entrevista pesará 40%.
A Universidade de Lisboa reserva-se o direito de não proceder à contratação no caso de os candidatos/as não corresponderem ao perfil exposto no presente edital.
Composição do Júri
Carlos Nuno da Cruz Ribeiro, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa;
Nuno Miguel Brás Fernandes, Coordenador do Núcleo de Administração de Sistemas do Departamento de Informática dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa;
André Miguel Leitão Kakoo Brioso, Coordenador do Núcleo de Infraestruturas e Telecomunicações do Departamento de Informática dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa.Suplentes:
Ana Rute da Costa Ferreira, Coordenadora da Área de Aplicações e Sistemas de Informação dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa;
Nuno Jorge Cardoso Abrantes, Coordenador da Área de Apoio Informático dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa;
Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os resultados finais da avaliação serão publicitados no portal da Universidade de Lisboa, sendo o/a candidato/a aprovado/a notificado através de correio eletrónico (email). Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos/as através de correio eletrónico.
Prazo de candidatura
O concurso encontra-se aberto no período de 03 de fevereiro a 16 de fevereiro de 2016 (dez dias úteis) com previsão de início do plano de trabalhos em março/2016.
Formalização da candidatura
As candidaturas devem ser formalizadas por email candidaturas.rh@reitoria.ulisboa.pt, incluindo obrigatoriamente:
? Carta de motivação do/a candidato/a (justificando o seu interesse, indicando como tomou conhecimento deste concurso, e desenvolvendo sobre a forma como vê o trabalho a que se candidata),
? Curriculum Vitae completo,
Fotocópia dos certificados de habilitação.Candidatar-se a este Emprego