Responda à proposta de emprego em "[Full-time] Bolsa de Invesrtigação para Mestre"
Localização: Descrição:Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, (ref.ª REQUIMTE/BI/002/2016), no âmbito do projeto “Forrest industry waste valorization through microbial processes for PHA production: a biorefinery approach”, referência IF/01054/2014/CP1224/CT0005_BI_2015”, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES nas seguintes condições:
Área Científica: Ciências do Ambiente
Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia Bioquímica, Engenharia Química, Biotecnologia, Biologia, Bioquímica ou área afins, com média igual ou superior a 15 e conhecimentos de inglês.
São factores preferenciais: – Conhecimento de técnicas de fermentação biológica. – Experiência em técnica de biologia molecular. – Experiencia em técnicas analíticas nomeadamente HPLC, GC, cromatografia em gel
Plano de trabalhos: Os biocombustíveis são combustíveis líquidos ou gasosos produzidos a partir de biomassa. O método termoquímico mais amplamente utilizado para a produção de biocombustíveis é a pirólise de biomassa, sendo o seu principal produto de bio-óleo. O bio-óleo para além de combustível pode ter outras utilizações, nomeadamente para a fermentação microbiana, uma vez que contém um grande número de componentes, tais como a lignina pirolítica, açúcares, ácidos carboxílicos e furanos. Deste modo alguns dos resíduos/produtos obtidos a partir de síntese de biocombustíveis pode servir como fonte de carbono para a transformação microbiana em novos produtos, como os polihidroxialcanoatos, bioplásticos biodegradáveis e biocompatíveis.
A maioria dos processos biológicos relacionados com a eliminação ou valorização de resíduos/subprodutos da síntese de biocombustíveis utiliza organismos puros ou geneticamente modificados. A fim de diminuir o preço de custo de tais processos microbianos podem ser usadas culturas mistas (MMC) uma vez que não há necessidade de esterilidade e os microrganismos, embora de composição diversa são selecionados pelas condições operacionais impostas ao sistema, mantendo-se estável uma vez selecionados. Previamente um reator descontínuo sequencial foi utilizado para a seleção de MMC capaz de acumular polihidroxialcanoatos (PHA), usando bio-óleo diluído como fontes de carbono e azoto. Os açúcares não são normalmente utilizados por culturas mistas para a produção de PHA. Uma vez que o bio-óleo contém uma fração importante de açúcares (˜ 35%) neste estudo irá ser realizado um passo de fermentação anaeróbia do bio-óleo a fim de maximizar a utilização de carbono por bactérias acumuladoras de PHA. Os açúcares serão convertidos em ácidos gordos de cadeia curta o substrato preferido por MMC para acumular PHA. O fluxo de fermentado será usado principalmente para estudos de otimização da produção de PHA. A estratégia a aplicar no fermentador anaeróbio consistirá na manipulação das condições de operação, de modo a que o perfil de ácidos orgânicos na corrente do fermentado seja diversificada. Será efetuada a caracterização cinética e microbiana das culturas presentes em ambos os sistemas, o de digestão anaeróbica e o de produção de PHA, bem como a determinação dos seus parâmetros estequiométricos. As mudanças observadas nos perfis microbianos das populações em estudo serão monitoradas por técnicas de biologia molecular.
Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt); Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho que procede à terceira alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado em anexo à Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de agosto e pela Lei n.º 12/2013 de 29 de janeiro
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Tecnologia e Ecologia Microbiana, LAQV-REQUIMTE, Dep. De Química, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Doutor Paulo Costa Lemos
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Março de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e experiência profissional com eventual entrevista, com a respetiva valoração de 50% avaliação curricular, 20% experiência profissional e 30% para entrevista. No caso de não ocorrer entrevista, a valoração será de 60% avaliação curricular, 40% experiência profissional.
Composição do Júri de Seleção: Doutor Paulo Costa Lemos (Presidente), Professora Doutora Alice Pereira, Doutora Teresa Casimiro (Vogais Efetivos), Professora Doutora Ana Roque e Doutora Carla Portugal (Vogais Suplentes).
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada em local visível e público do Departamento de Química da FCT/UNL, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 21 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2016.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae, Certificado de habilitações detalhado e ainda indicar o nome e contacto de duas referências.
As candidaturas deverão ser formalizadas por envio da documentação por via electrónica para Paulo Costa Lemos, paulo.lemos@fct.unl.pt, com referência no assunto a “Candidatura Forrest PHA 2015 – REQUIMTE/BI/002/2016”.Candidatar-se a este Emprego