[Full-time] Bolsa de Investigação

Responda à proposta de emprego em "[Full-time] Bolsa de Investigação"


Localização: LisboaDescrição:EDITALCONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE NOVE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO
O Programa de Doutoramento em Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais (Technology Enhanced Learning and Societal Challenges – TELSC ), obteve em 2014 aprovação para financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (FCT, IP) no âmbito do concurso para “Programas Doutoramento FCT” tendo sido concedidas 60 bolsas (36 bolsas de investigação e 24 bolsas de doutoramento, a atribuir em 4 edições sucessivas do programa).
Cabe à Comissão Diretiva do Programa TELSC selecionar os estudantes que usufruirão das bolsas financiadas pela FCT, IP sendo que os contratos de bolsa são celebrados diretamente com esta.
Este programa de doutoramento é organizado conjuntamente pelo Instituto de Educação da ULisboa, pelo Departamento de Educação da UA e pelo Instituto de Educação da UM. Informação sobre este programa de doutoramento encontra-se disponível em http://telsc.ie.ulisboa.pt .
Nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, Lei n.º40/2004 de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto e pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, e pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, aprovado pelo Regulamento n.º 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento n.º 326/2013, de 27 de agosto de 2013, em vigor ( http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt ) , a Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento TELSC abre concurso para a seleção de bolseiros para atribuição de bolsas individuais para frequência deste curso de doutoramento no ano letivo 2014/2015.
1. NÚMERO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO (BI) A ATRIBUIR
As bolsas a atribuir para o ano letivo 2015/2016, num máximo de 9 (nove), destinam-se a quem satisfaça as condições previstas no n.º 1 do artigo 30.º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos-Leis nºs 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro e pelo 151/2013, de 07 de agosto. A duração da bolsa é de um ano. No final do curso de doutoramento (1º ano do programa) os estudantes podem candidatar-se a uma Bolsa de Doutoramento (BD), prorrogável até ao máximo de três anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a seis meses consecutivos.
As 9 bolsas de investigação em concurso para 2015/2016 serão distribuídas pelas 3 universidades de acolhimento atribuindo-se 3 bolsas de investigação por instituição. Havendo bolsas sobrantes numa ou mais instituições elas serão atribuídas aos candidatos mais bem colocados na seriação nas outras instituições de acolhimento.
2. DESTINATÁRIOS
Podem candidatar-se ao presente concurso: cidadãos nacionais ou cidadãos de outros estados membros da União Europeia; cidadãos de estados terceiros, detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, alterada pela Lei nº 29/2012, de 9 de agosto; cidadãos de estados terceiros com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.
3. INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO
São instituições de acolhimento as três instituições que participam no programa de doutoramento TELSC – Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro e Universidade do Minho – através dos respetivos cursos de doutoramento.
4. REQUISITOS DE ADMISSÃO
Sem prejuízo do disposto no ponto 2, os candidatos a este concurso de bolsas deverão apresentar a sua candidatura para frequência de um dos três cursos de doutoramento que constituem o programa Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais:
- Doutoramento em Educação, especialidade TIC na Educação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
- Doutoramento em Multimédia em Educação, do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro
- Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
5. FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Para além da apresentação da candidatura ao doutoramento referida no número anterior, a formalização da candidatura às Bolsas de Investigação a que se refere o presente Edital deverá ser feita mediante carta dirigida ao Diretor do Programa TELSC , na qual se declare o conhecimento e aceitação das condições e normas aplicáveis do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, designadamente no que se refere à entrega da documentação requerida. Os candidatos a Bolsas de Investigação que na data da candidatura não tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão candidatar-se se declararem que o obterão até 31 de dezembro de 2015. Só poderá ser celebrado contrato de bolsa com os candidatos que reúnam todas as condições para o efeito à data da celebração do contrato.
Nos termos do n.º 3 e do n.º 6 do Art.º 16.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. (Regulamento 234, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento n.º 326/2013, de 27 de agosto), os candidatos a bolsa devem apresentar, para além da documentação que entregarem para candidatura ao curso de doutoramento numa das três universidades:
a) Cópia do documento de identificação, bem como título de residência, certificado de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração, se aplicável;
b) Plano de trabalhos ou projeto a desenvolver;
c) Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços.
6. PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
O concurso está aberto no seguinte calendário:
Doutoramento na Universidade de Lisboa: candidaturas entre 15 Maio e 17 Junho de 2015 .
Doutoramento na Universidade de Aveiro: candidaturas entre 4 Maio e 15 Junho de 2015 .
Doutoramento na Universidade do Minho: candidaturas entre 4 Maio e 15 Junho de 2015 .
7. SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS A BOLSA DE INVESTIGAÇÃO
A seleção e avaliação das candidaturas conducentes à atribuição das bolsas serão efetuadas por um júri constituído pela Comissão Diretiva do Programa TELSC, presidido pelo seu Diretor. Todas as candidaturas são pontuadas de 1 (mínimo) a 5 (máximo) nos diversos critérios de avaliação que são agrupados em duas componentes: mérito do candidato e mérito do programa de trabalhos.
Para efeito de atribuição de bolsas, os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação nos diversos critérios. A classificação final, que servirá de base à ordenação dos candidatos, será calculada através da média ponderada da classificação nos diversos critérios:
A. Mérito do candidato [70%]:
- Classificação de licenciatura e do mestrado [20%];
- Curriculum académico e científico [30%];
- Experiência profissional (relevante para a temática do doutoramento) [20%].
B. Programa de trabalhos [30%]:
- Clareza e originalidade dos objetivos da investigação;
- Adequação do enquadramento conceptual;
- Relevância científica do tema de investigação;
- Adequação da metodologia de investigação proposta;
- Qualidade, rigor e consistência do programa de trabalhos.
8. MORADA PARA ENVIO DAS CANDIDATURAS
As cartas de formalização das candidaturas às bolsas de investigação, a atribuir nos termos referidos no número 5 deste Edital, deverão ser enviadas para Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , com a referência “ Concurso de Bolsas de Investigação – Programa Doutoramento FCT em Aprendizagem Enriquecida com Tecnologias e Desafios Societais ”, através do e-mail bolsas@ie.ulisboa.pt ou para a morada: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa, Portugal, devendo ser recebidas dentro dos prazos indicados no ponto 6 deste Edital.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 15 de Abril de 2015.
Diretor do Instituto de Educação
(Professor Doutor João Pedro Mendes da Ponte)
Candidatar-se a este Emprego

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem